Japão 2015 | facilidades e serviços

Japão 2015 | facilidades e serviços

Olá!!

Daqui a pouco essa viagem para o Japão vai fazer aniversário, mas eu não poderia deixar de falar sobre algumas facilidades durante a estadia no Japão.

Eu sou bem suspeita para falar do Japão porque realmente adoro!! Mas uma das coisas que sempre me surpreende é que lá tudo funciona e existem muitas coisas para facilitar a sua vida. Hoje eu vou dar mais algumas dicas para programar a viagem e algumas facilidades e serviços, espero que gostem!!

 

Internet:
Nós costumamos alugar um hotspot (Wi-Fi portátil) nesse site durante a estadia no Japão, mas existem também vários pontos de Wi-Fi gratuito espalhados pelo país. Você pode encontrar as informações sobre esse serviço aqui.

 

Hospedagem:
A maior parte dos hotéis no Japão costuma ter quartos apertados e não disponibilizam berços. Se for viajar com bebês, pergunte sobre esse serviço antes de fazer a reserva. Já alugamos casa pelo airbnb também e funcionou super bem.

 

Transporte:
Reserve as passagens para vôos internos com antecedência. Algumas agências oferecem tarifas especiais para passagens emitidas fora do Japão.

Se pretende fazer várias viagens com o shinkansen (trem-bala), compre o rail pass, disponível para períodos a partir de 1 semana. Durante a vigência do rail pass, você pode usá-lo também em outros meios de transporte do Grupo JR. Mais informações aqui.

Para usar metrô, trem ou ônibus, eu acho muito prático adquirir os cartões pré-pagos. O nome do cartão muda conforme a região em que for adquirido, mas pode ser utilizado no Japão inteiro, inclusive para compras em máquinas de bebidas e lojas de conveniência, por exemplo. Mais informações aqui.

IMG_7421

Outra dica prática para se locomover no Japão é o app do googlemaps no celular. Normalmente existe mais de uma opção para chegar ao mesmo destino (trem, metrô, ônibus, trem normal, trem expresso…) e você pode ficar um pouco perdido. Fazendo a pesquisa pelo aplicativo, ele indicará as melhores opções para o horário desejado, os valores (o valor da passagem varia conforme a distância a ser percorrida), baldeações, nomes dos pontos/estações, etc.

IMG_7423

 

Lojas de conveniência:
As lojas de conveniência, conhecidas no Japão como “konbini”, estão por toda parte! Você consegue resolver quase tudo em um “konbini”: comprar comida, bebida, revistas, produtos de perfumaria, enviar takkyuubin, pagar conta, sacar dinheiro no caixa eletrônico, tirar xerox, usar o banheiro, retirar uma compra feita pela internet… E as comidinhas prontas de “konbini” são muito gostosas e práticas! Uma ótima opção para cafés da manhã e refeições rápidas.

IMG_3855

IMG_0490

 

Takkyuubin:
Uma das coisas chatas durante as viagens é ficar carregando as malas, ainda mais se estiver viajando com crianças. Eu sempre uso o serviço de takkyuubin, que é como um serviço de sedex. Não sei qual o limite de peso/tamanho, mas eu sempre envio as malas de um lugar para outro. Por exemplo, chegando no Japão, eu já envio uma parte da mala para a casa da minha avó e outra parte para o destino final. E na volta, tento despachar o máximo de bagagem possível com antecedência, para retirar no aeroporto. Assim não preciso ficar viajando com toda a bagagem. Existem algumas empresas que oferecem esse serviço, inclusive os correios do Japão, e você pode despachar a encomenda nas lojas dessas empresas ou pelo próprio hotel ou “konbini”, como mencionei acima. Normalmente o prazo é de 1~2 dias para a entrega.

 

Para quem estiver com crianças:
Existem muitos serviços e instalações ótimos para quem tem crianças, mas tem uma coisa que eu acho sensacional, que são as cadeirinhas que ficam dentro de banheiros públicos. São cadeirinhas instaladas na parede, para colocar a criança enquanto você usa o banheiro. Solução simples e muito prática!

cel10

IMG_4533