Chiffon Cake de Earl Grey

Chiffon Cake de Earl Grey

Olá!!

A Lia completou 7 meses!! Ela está com 7185g e 66,5cm. Não cresceu muito, mas está super saudável e esperta. Ela está engatinhando muito rápido e está explorando a casa toda. Quando encontra um chinelo dando sopa então… Sai em disparada!! Continua mamando no peito, mas está adorando a papinha, principalmente quando coloco batata doce. Está batendo palminhas, dando tchauzinho e está tentando ficar de pé. Os dentinhos de cima começaram a aparecer e cortou o cabelo pela primeira vez.

Para comemorar mais um mês, mais um chiffon cake!! Dessa vez é de earl grey. Para quem gosta de chá preto, esse bolo é uma delícia!! Espero que gostem.

IMG_0912

IMG_0934

IMG_1074

IMG_1057

CHIFFON CAKE DE EARL GREY
(Receita adaptada daqui)
Rendimento: 1 fôrma para chiffon cake de 24cm de diâmetro ou 2 fôrmas para chiffon cake de 17,5cm de diâmetro

Ingredientes
“leite com chá”:
200ml de leite
2 colheres (sopa) de folhas de earl grey

Em uma panelinha, coloque o leite e as folhas de earl grey e leve ao fogo médio. Quando levantar fervura, deixe mais 2 minutos em fogo bem baixinho. Coe e reserve.

bolo:
8 claras
8 gemas
175g de açúcar
90ml do “leite com chá” morno
80ml de óleo
1 colher (café) de folhas de earl grey picado
150g de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó

Peneire a farinha junto com o fermento e reserve. Peneire o açúcar e reserve.
Em uma tigela, bata as claras em velocidade média. Quando começar a ficar esbranquiçado, adicione metade da quantidade de açúcar, aos poucos, e aumente a velocidade. As claras em neve devem ficar firmes, mas não muito duras. Reserve.
Em outra tigela, bata um pouco as gemas e adicione o restante do açúcar. Aumente a velocidade e bata até que forme um creme fofo e esbranquiçado. Junte o óleo e o “leite com chá” aos poucos e depois as folhas de earl grey picado. Reduza a velocidade e junte a mistura de “farinhas” aos poucos. Não bata muito, apenas para incorporar.
Junte 1/3 da quantidade de claras à mistura de gemas e bata um pouco. Junte mais 1/3 das claras e bata novamente. Por fim, junte o restante das claras e misture delicadamente com uma espátula.
Despeje a massa na fôrma SEM UNTAR, e asse a 180°C por 40-45min. Faça o teste enfiando um palito de madeira no bolo – se ele sair limpo, o bolo está pronto.
Retire o bolo do forno e deixe esfriar de PONTA CABEÇA. Não se preocupe, o bolo não irá despencar. As minhas fôrmas para chiffon cake já vêm com pezinhos próprios para deixa-las de ponta cabeça, mas eu gosto de apoiar a fôrma em um copo para deixa-la mais alta.
Para desenformar, solte o bolo da fôrma com as mãos. Se precisar, utilize uma espátula.

cobertura:
1 xícara (chá) de creme de leite fresco
2 colheres (sopa) de açúcar
2-3 colheres (sopa) do “leite de chá” – Eu usei tudo o que sobrou depois de separar a quantidade para a massa

Em uma tigela, coloque o creme de leite. junte o açúcar e bata até encorpar, em ponto de creme. Misture o “leite de chá” e cubra o chiffon cake.