Bolo de Chocolate da Tia Luiza

Bolo de Chocolate da Tia Luiza

Olá!!

A pequena Lia completou 11 meses!! Ela está com 8250g e 71,5cm. Ganhou 940g e cresceu 2,5cm em 2 meses. E tem mais 2 dentinhos embaixo, agora são 4 em cima e 4 embaixo.

Continua comendo bem, até demais, e está muito arteira. Faz a festa na fruteira, furando as bananas e as peras com os dedinhos e mordendo as batatas cruas! Aprendeu a abrir os armários da cozinha e até derrubou uma panela no pé… Mas não teve nenhuma fratura, foi só um susto. Resumindo, ela abre tudo, puxa tudo e sobe em tudo! Está terrível. hahaha

Adora música e aprendeu a “coreografia” de 3 músicas. Ela escolhe a música que quer ouvir fazendo a coreografia. Adora controle remoto, telefone, celular… e faz “alô” com todos eles. Outro “brinquedo” que ela adora é o galão de água, ela fica abrindo e fechando a tampa.

A maior novidade é que a pequena está quase andando! Ela está dando 5 ou 6 passinhos sem apoio e o recorde foram 13 passinhos até agora.

É uma delícia ser mãe e todos os dias tem alguma novidade! Mas dá trabalho também… Com 1 mês a Lia já dormia a noite toda, mas começou a acordar todas as noites no mês passado… Isso durou umas 4 semanas mas começou a melhorar. Faz 2 noites que ela voltou a dormir direto, espero que continue assim e volte a dormir como antes!

Bom, os 11 meses foram comemorados com um bolo de chocolate. Cantamos parabéns, para treinar, e ela adorou! Essa receita também é da minha tia Luiza, mencionada no post anterior, e já foi feito em muitos aniversários da família. Espero que gostem.

IMG_2425

IMG_2416

IMG_2448

BOLO DE CHOCOLATE DA TIA LUIZA
Rendimento: 1 fôrma redonda de 26cm de diâmetro ou 1 assadeira de 25cm x 35cm

Ingredientes

bolo:
6 ovos grandes
2 xícaras (chá) de açúcar – eu usei 1 1/2 xícaras
3/4 xícara (chá) de chocolate em pó
3/4 xícara (chá) de água
3/4 xícara (chá) de óleo
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó

Preaqueça o forno a 180ºC.
Forre o fundo e a lateral da fôrma com papel manteiga. Reserve. Peneire a farinha junto com o fermento e reserve. Misture o chocolate em pó com a água e reserve.
Em uma tigela, bata as claras em neve e reserve.
Em outra tigela, bata bem as gemas com o açúcar até ficar um creme fofo e esbranquiçado. Acrescente a água com chocolate e depois o óleo. Junte a farinha com o fermento, aos poucos. Junte 1/3 da quantidade de claras à mistura de gemas e bata um pouco. Junte mais 1/3 das claras e bata novamente. Por fim, junte o restante das claras e misture delicadamente com uma espátula. Despeje na fôrma preparada e leve ao forno para assar por 40-45min. Faça o teste enfiando um palito de madeira no bolo – se ele sair limpo, o bolo está pronto.

recheio/cobertura:
É o mesmo creme usado no rocambole de chocolate, apenas dobrei a receita.

2 xícaras (chá) de leite
4 colheres (sopa) de açúcar
4 colheres (sopa) de chocolate em pó
4 colheres (sopa) de maisena
2 xícaras (chá) de creme de leite fresco

Separe 1/2 xícara do leite e misture o chocolate em pó e a maisena. Reserve.
Em uma panela, coloque o restante do leite e o açúcar e leve ao fogo médio. Quando começar a ferver, deixe em fogo baixo e despeje a mistura de chocolate e maisena, sem parar de mexer. Continue cozinhando até ferver novamente. Retire do fogo e transfira para uma travessa, passando pela peneira – é importante passar pela peneira para não formar gruminhos. Cubra com um filme plástico (“grudando” na superfície do creme para não formar aquela película) e deixe esfriar. Reserve.
Em uma tigela, bata o creme de leite fresco em ponto de chantilly bem firme. Reserve.
Em outra tigela, bata o creme de chocolate e junte o chantilly. Se quiser, acrescente mais açúcar.

montagem:
Corte o bolo em 2 ou 3 camadas. Recheie e cubra o bolo com o creme e cubra com raspas de chocolate.

IMG_2509