Bolo Baiano

Bolo Baiano

Olá!!

A pequena Lia completou 10 meses!! Não tivemos consulta com a pediatra esse mês, mas se a balança de casa estiver certa, a pequena está pesando 7800g.

Aprendeu a fazer “oishii” (gostoso em japonês) colocando a mãozinha na bochecha para dizer que a comida está gostosa e a fazer “banzai” (viva em japonês) levantando os dois braços para cima. Aprendeu a abrir as gavetas e quando vai fazer algo errado, ela mesma faz “não” com a cabeça e com a mão. Fica bastante tempo em pé sem apoio, está andando um passinho e consegue andar apoiando-se só com uma das mãos. Essa semana começamos a ensinar a fazer 1 com o dedo indicador, treinando para o aniversário de 1 aninho.

Os 10 meses foram comemorados junto com o primeiro dia das mães, e o bolo escolhido foi o bolo baiano, com leite de côco. Essa receita era da minha tia avó Luiza, já falecida, que era cozinheira de mão cheia e deixou muitas receitas gostosas e muitas saudades. Espero que gostem.

IMG_2065

IMG_2101

IMG_2132

BOLO BAIANO
Rendimento: 1 fôrma com furo ou 1 assadeira de 25 x 35cm

Ingredientes

bolo:
100g de margarina em temperatura ambiente – eu usei manteiga sem sal
2 xícaras (chá) de açúcar – eu usei 1 1/2 xícara
4 gemas
4 claras
1 vidro (200ml) de leite de côco (Separe 1 xícara de café para a cobertura)
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó

Preaqueça o forno a 180ºC.
Unte a fôrma com manteiga. Reserve. Peneire a farinha junto com o fermento e reserve.
Em uma tigela, bata as claras em neve e reserve.
Em outra tigela, bata a manteiga até formar um creme. Junte o açúcar e as gemas e bata até ficar uma massa bem fofinha. Junte o leite de côco, aos poucos, e depois a farinha. Com uma espátula, junte as claras em neve e misture delicadamente.
Despeje no fôrma e bata em uma superfície para retirar o ar e alise a superfície, deixando a parte central um pouco mais baixa. Leve ao forno e asse por 45~50min. Faça o teste enfiando um palito de madeira no bolo – se ele sair limpo, o bolo está pronto.

cobertura:
1 xícara (café) de leite de côco
3 colheres (sopa) de açúcar

Misture bem e cubra o bolo ainda quente.

IMG_1806